domingo, 15 de janeiro de 2012


Mico-leão-dourado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma caixa taxonómicaMico-leão-dourado
Golden Lion Tamarin Leontopithecus rosalia.jpg

Estado de conservação
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Mammalia
Ordem:Primates
Subordem:Haplorrhini
Infraordem:Simiiformes
Parvordem:Platyrrhiniele
Família:Cebidae
Subfamília:pirua
Género:Leontopithecus
Espécie:L. rosalia

Nome binomial
Leontopithecus rosalia
(Linnaeus1766)
Wikispecies
Wikispecies tem informações sobre: Mico-leão-dourado
Commons possui uma categoriacom multimídias sobre Mico-leão-dourado
mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) é um primata encontrado originalmente na Mata Atlântica, no sudeste brasileiro. Encontra-se em perigo de extinção.
O mico-leão é conhecido popularmente por sauí, sagui, sagui-piranga, sauí vermelho, mico e outras denominações regionais.
Animal monógamo, uma vez formado o casal, mantém-se fiel. O recém-nascido não passa mais que quatro dias pendurado ao ventre materno. Depois disso, é o pai que o carrega, cuida dele, limpa-o e o penteia. A mãe só se aproxima na hora da mamada. Ele estende os braços e o pai lhe entrega o filhote, que mama durante uns quinze minutos. Mas, mesmo nessa hora, o pequeno não gosta que o pai se distancie.
Atualmente, resta apenas um único local de preservação deste animal: a Reserva Biológica dePoço das Antas, no Estado do Rio de Janeiro, compondo dois por cento do habitat original da espécie. Restam cerca de mil micos-leões-dourados no mundo, a metade dos quais em cativeiro[1].

[editar]Descrição geral

Têm hábitos diurnos e arborícolas, sendo geralmente encontrado em florestas onde existem cipós e bromélias. Organizam-se em grupos de até oito indivíduos e vivem cerca de quinze anos, sendo a maturidade da fêmea atingida com cerca de um ano e meio e a do macho, com cerca de dois anos. Sua época reprodutiva é de setembro a março e a gestação demora cerca de quatro meses e meio, gerando, normalmente, entre um e três filhotes. O mico-leão-dourado é um animal pequeno, medindo entre vinte e vinte e seis centímetros com um comprimento caudal entre trinta e um e quarenta centímetros. O adulto pesa entre trezentos e sessenta e setecentos e dez gramas, sendo sessenta gramas o peso considerado normal para um filhote. São onívoros, o que significa que sua alimentação é muito variada: frutas, insetos, ovos, pequenas aves e lagartos (em cativeiro, as aves e lagartos são substituídos por carne). Têm uma pelagem sedosa e brilhante, de cor alaranjada e uma juba em torno da cabeça, o que deu origem ao seu nome popular. O Mico-Leão-dourado é um dos primatas mais raros do planeta.
É um animal que está sendo ameaçado de extinção e que por isso foi escolhido para representar todos os outros animais na luta da preservação da fauna brasileira. Um dos principais motivos da extinção do mico-leão-dourado e de vários outros animais é a destruição do habitat de cada um deles. Com o desmatamento, a maioria desses animais não consegue escapar a tempo do fogo. Os poucos que conseguem fugir morrem logo depois, pois não encontram alimento e abrigo para continuar vivendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário